Grupo Recicla conquista Normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015

O Grupo Recicla conquistou a Certificação de seu Sistema de Gestão, segundo as Normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015.

A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para uma organização que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e a prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.

O Grupo Recicla com essas certificações garantindo ainda mais segurança e qualidade aos nossos colaboradores e clientes.

Garantindo cada dia um melhor atendimento, segurança e qualidade das nossas atividades.

 

Sobre a ISO:

Benefícios

Padroniza as operações, fazendo com que consiga atingir marcas importantes no mercado.

Tem alguns benefícios importantes que se tem a curto prazo com a certificação:

  • Ótima chance de promover a imagem da empresa;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Mudar o foco corretivo para o preventivo;
  • Criação e mobilização das equipes para com um objetivo comum;
  • Redução de retrabalho e diminuição de custos internos.

O que o Grupo Recicla está fazendo:

Mantendo as implementações realizadas para a certificação e trabalhando em conjunto com todos os setores para as melhorias que foram identificadas.

Algumas metas e Objetivos

Sobre esses dois itens acima, teremos uma reunião com a direção ainda em dezembro, para definição do planejamento estratégico, bem como os novos objetivos ambientais para o ano de 2023.

Alcançar um equilíbrio entre o meio ambiente, a sociedade e a economia é considerado fundamental para que seja possível satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as suas necessidades.
O objetivo do desenvolvimento sustentável é alcançado com o equilíbrio dos três pilares da sustentabilidade.

Com  isso,  as  organizações  têm  adotado  uma  abordagem  sistemática  na  gestão  ambiental, com a implementação de sistemas de gestão ambiental que visam contribuir com o pilar ambiental da sustentabilidade.

Esta Norma especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental. Esta Norma é destinada ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade.

 

A ISO 14001 é uma norma internacional elaborada pela International Organization for Standardization (ISO).

Ela possui uma metodologia que edita padrões para estruturar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) de uma organização, e assim possibilitar o controle dos impactos no meio ambiente e o desenvolvimento de práticas sustentáveis atreladas as suas atividades e produtos.

  • Além disso, a ISO 14001 busca:
    Controlar custos;
    Mitigar riscos;
    Melhorar o desenvolvimento sustentável nas empresas por meio do SGA;
    Fomentar auditorias ambientais;
    Criar setores de comunicação ambiental nas empresas.

Atualmente o Grupo Recicla está em processo de implementação da ISO 14000, para garantir ainda mais segurança e qualidade aos nossos colaboradores e clientes.

A ISO 9001

É um Sistema de Gestão da Qualidade, que tem como objetivo estabelecer normas para aumentar a qualidade dos processos dentro da empresa.

A versão 2015 da ISO 9001 aborda a necessidade de determinar e gerenciar o conhecimento mantido pela organização, para assegurar que ela pode alcançar conformidade de produtos e serviços.
Os benefícios potenciais para uma organização pela implementação de um sistema de gestão da qualidade baseado nesta Norma são:

a) a capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;

b) facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente;

c) abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos;

d) a capacidade de demonstrar conformidade com requisitos especificados de sistemas de gestão da qualidade.

Atualmente o Grupo Recicla está em processo de implementação da ISO 9001, para garantir ainda mais segurança e qualidade aos nossos colaboradores e clientes.

Fontes:

ABNT NBR ISO 9001:2015 – ISO 2015 – © ABNT 2015

Julia Striving – Analista do Meio Ambiente e Qualidade Grupo Recicla

 

Avatar photo
About the author

Mestre e Bacharel em Administração de empresas com linha de formação em Marketing. Trabalha com Criação de Conteúdo, Marketing Verde (B2B e B2C) e Social Media.

Deixe um Comentário