Qual a importância de realizar a gestão de resíduos nas empresas?

Um dos principais problemas na atualidade é a grande produção de resíduos gerados nas cidades devido ao consumismo que se intensifica todo ano, o que causa danos gravíssimos ao meio ambiente e à saúde pública.

É urgente e essencial agir para reverter esse quadro, estabelecendo um desenvolvimento que ande lado a lado com a sustentabilidade. Principalmente dentro das empresas, que são responsáveis por gerar uma enorme quantidade de resíduos.

Para isso, existe a gestão global de resíduos: um conjunto de procedimentos integrados que garantem a coleta, o transporte, o armazenamento, o tratamento e a destinação final dos resíduos. O objetivo é reduzir a geração de resíduos na origem, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para o não esgotamento das matérias-primas do mercado.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem de resíduos seguindo a ordem: não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos, bem como disposição final em aterros quando não houver outras opções viáveis.

A lei determina ainda que cada gerador, incluindo fabricantes, distribuidores e comerciantes, é responsável pelos resíduos gerados e deve garantir uma destinação final ambientalmente adequada. Entre as instituições que são obrigadas por lei a realizar a gestão de resíduos, destacam-se as indústrias, construtoras, hospitais e outras nesses setores.

Quais são os benefícios da gestão de resíduos?

✔ Reduz dos impactos causados ao meio ambiente
✔ Atende às normas e leis ambientais
✔ Preserva a saúde pública
✔ Otimiza dos ciclos produtivos
✔ Melhora a imagem da empresa junto a clientes e investidores
✔ Minimiza riscos de acidentes ambientais, contaminação e proliferação de doenças

Como funciona a gestão de resíduos dentro de uma empresa?

Em primeiro lugar é realizado o diagnóstico completo da situação da empresa, identificando os processos produtivos em que há geração de resíduos, a tipologia de cada resíduo gerado, seu volume e frequência.

Nós do Grupo Recicla trabalhamos com o conceito de Aterro Zero, onde empregamos todas as ações viáveis a fim de destinar os resíduos para tratamentos em que eles possam ter uma nova função em algum processo produtivo, evitando o descarte em aterro.

Com o Sistema Grupo Recicla de Gestão, estabelecemos as etapas de classificação, definição de tratamentos e estrutura, logística interna e externa, tratamento de resíduos e destinação final. E para que a empresa tenha controle sobre todos os processos e também a comprovação de que seus resíduos tiveram o encaminhamento correto e dentro das legislações aplicáveis, sempre emitimos um Certificado de Destinação final que atesta as práticas ambientalmente corretas executadas.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Deixe um Comentário