4 práticas importantes para tornar sua empresa mais sustentável

Uma empresa sustentável é aquela que, ao mesmo tempo que busca resultados econômicos, também adota práticas sociais e ambientais que reduzam significativamente os impactos socioambientais das suas atividades.

Ser sustentável é mais que necessário! E também é mais simples do que parece. Para ajudar você neste processo, listamos 4 dicas importantes para tornar a sua empresa mais sustentável: 

 

  1. Adotar práticas sustentáveis

As ações podem começar dentro da empresa, incentivando a equipe a adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia. Por exemplo: criar campanhas internas de conscientização, reduzir o uso de papéis e adotar um sistema de documentação eletrônica, substituir papéis toalha nos banheiros por secadores de mãos, trocar copos descartáveis por canecas e copos de vidro, entre outros.

 

  1. Busque fornecedores sustentáveis

Ser uma empresa sustentável é pensar em toda a cadeia produtiva do negócio, desde a compra de insumos até a distribuição do produto final. Portanto, também é essencial buscar fornecedores que estejam alinhados com práticas sustentáveis, cumprindo a legislação e a responsabilidade socioambiental.

 

  1. Gestão de resíduos

Adotar um gerenciamento de resíduos eficiente é essencial para preservar o meio ambiente e reduzir a exploração de recursos naturais. Isso traz também benefícios para a saúde pública e para a economia. Além disso, ter um processo bem definido é importante para que sua empresa cumpra todas as obrigações e leis ambientais.

Conheça o nosso serviço de Gestão de Resíduos e saiba como podemos ajudar sua empresa. 

 

  1. Processos com transparência

Manter os processos transparentes – desde a realização e monitoramento das ações sustentáveis até os resultados das mesmas – é um importante diferencial para a valorização da sua empresa, conexão verdadeira dos seus valores com o público e fidelização de clientes. Isso pode ser feito através de relatórios de sustentabilidade, selos e certificações ambientais, marketing verde, etc.

Além disso, os processos com transparência se tornam um importante instrumento de gestão, no qual é possível ter mais clareza sobre os impactos socioambientais da empresa e quais ajustes são necessários para trilhar um caminho cada vez mais sustentável.