Perguntas para um consumo mais consciente

Nós, como consumidores, possuímos um grande poder de transformação! Através de simples reflexões e atitudes, podemos contribuir para reduzir os impactos negativos no meio ambiente.

Para ajudar nessas reflexões e mudanças de hábitos, o Instituto Akatu elencou 6 perguntas que você pode fazer antes e após alguma compra:

 

  1. Por que comprar?

Reflita se a compra vai ser realmente útil e necessária, ou se é apenas um impulso do momento. 

  1. O que comprar?

Pense sobre cada característica do produto e leve em consideração também os impactos que ele pode causar no meio ambiente. Para ficar atento: embalagens, selos de sustentabilidade, possibilidades de reaproveitamento, etc.

  1. Como comprar?

Pense sobre as formas de pagamento e sobre a logística dessa compra. Como as mercadorias serão transportadas? posso solicitar uma nota digital ao invés da impressa?

  1. De quem comprar?

Busque saber mais informações sobre as empresas que fabricam e vendem o produto/serviço. Adotam práticas sustentáveis? Como utilizam os recursos naturais? Valorizam e tratam bem os funcionários? 

  1. Como usar?

Verifique formas de estender ao máximo a vida útil do produto na sua casa e também as possibilidades de reaproveitá-lo.

  1. Como descartar?

Se não tiver mais utilidade para você, talvez o produto possa ser reformado ou pode ser interessante para outra pessoa. Caso não seja possível, realize o descarte adequado para a reciclagem.

 

Fonte: Akatu