Uma reflexão sobre os impactos do coronavírus

A pandemia do COVID-19 trouxe um cenário de isolamento social, crise econômica e diversos impactos na sociedade. Mais do que nunca, é necessário refletir sobre nossas ações e o que precisamos melhorar para o futuro.

Impactos na cadeia de reciclagem

No Brasil, 80% dos materiais reciclados passam pelas mãos de um catador. Com essa triagem manual, o impacto é cruel devido ao risco de contaminação pelo coronavírus. Sendo assim, a atuação desses trabalhadores ficou comprometida em diversos municípios.

Além disso, até o início da pandemia, apenas 5% de todos os resíduos produzidos eram reciclados. Então, se a necessidade de melhorar a infraestrutura para estes procedimentos já era grande, agora é ainda maior.

A tendência a nível mundial, neste momento que vivemos, é a redução das taxas de reciclagem. E tais impactos podem afetar no longo prazo, afinal, a reciclagem tem influência direta no controle da poluição e na preservação de recursos naturais.

Precisamos nos unir para garantir que a reciclagem seja uma atividade essencial na nossa sociedade, preservando nosso planeta e garantindo melhores condições de vida e trabalho para todos que fazem a cadeia de reciclagem acontecer.

Atitude individual fazendo a diferença no coletivo

Uma importante reflexão que a crise nos trouxe, foi a de que precisamos pensar coletivamente. Uma ação que parte de nós, considerando o impacto que pode causar ao outro.

E podemos ainda estender essa reflexão na direção do consumo consciente: como posso estar mais atento e fazer escolhas que causem o melhor impacto possível na minha vida, para os outros e no meio ambiente?

  • Evitar compras em excesso. Afinal, o estoque na casa de uns significará a falta na casa de muitos.
  • Apoiar pequenas empresas e produtores locais. Essas são as empresas que sofrem o maior impacto em momentos de crise. Consumir seus produtos ou serviços ajuda a assegurar empregos e a economia funcionando.
  • Repensar os formatos de trabalhar. O home office pode trazer excelentes benefícios, desde um tempo maior para aproveitar em casa e com a família, até a redução de poluição no meio ambiente.
  • Refletir sobre o nosso estilo de vida. O que é realmente necessário? Quais hábitos podem ser ressignificados? Como posso manter a harmonia com a natureza mesmo depois da pandemia?

 

Fontes: Eureciclo e Akatu.