Biofilia no ambiente do trabalho – por que é tão importante?

Biofilia se refere ao amor (philia) à natureza (bio). Popularizado por Edward Osborne Wilson, em um livro publicado em 1984, o conceito de Biofilia é descrito como uma tendência natural a voltarmos nossa atenção às coisas vivas, e a necessidade do homem de estar sempre em contato com a natureza.

Principalmente quem trabalha em área urbana, a necessidade de se relacionar com a natureza é evidente, seja ao trazer plantas para perto de si ou planejar férias no campo. E não é por menos: o contato com elementos da natureza traz a sensação de bem estar, felicidade e reduz o stress.

Segundo uma projeção da ONU, em 2030 cerca de 60% da população mundial viverá em ambientes urbanos. No Brasil, o número de pessoas vivendo em áreas urbanas e trabalhando em edifícios é bastante significativo: nos últimos 60 anos, cresceu 51%.

Para resgatar a conexão homem-natureza nesse cenário, surgem opções para o ambiente de trabalho:

  • Janelas e acesso a vistas externas, como uma maneira simples de conectar o indivíduo a área externa, para uma paisagem agradável, e manter uma iluminação natural.
  • Introduzir plantas e água no ambiente, com paredes verdes, vasos, fontes e jardins.
  • Usar cores que remetam à natureza, como verde (vegetação), azul (água) e marrom (paisagens).

O ser humano sente mais motivação em trabalhar em um ambiente com luz natural e vegetação, do que em um ambiente “sem vida”. Logo, introduzir esses elementos no espaço de trabalho, impacta na produtividade, criatividade, felicidade e bem-estar.