Poluição da Água: como evitar a poluição nos mares?

A poluição da água se tornou um assunto de urgência global e datas como o “Dia Mundial da Água” marcam a importância da conscientização de governos, empresas, entidades e população em geral sobre a preservação dos recursos hídricos.

O lixo no mar prejudica os ecossistemas e diversos setores, como o turismo e a pesca. Hoje sabemos que o volume de plástico no mar é gigantesco e viaja milhares de quilômetros através dos oceanos, chegando em locais remotos e intocados.

Para frear ao máximo a poluição dos mares e garantir que a humanidade tenha esse recurso essencial para a sua sobrevivência é preciso um investimento efetivo e sustentável em medidas para reduzir os resíduos plásticos no meio ambiente. Conheça algumas ações de efeito prático para a diminuição de plástico nos mares:

Prevenir descarte irregular:

Estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda não tenham acesso a serviços de coleta de lixo, mas o descarte irregular pode ocorrer na presença ou ausência de infraestrutura.

A conscientização pública é essencial para a redução do descarte irregular e um envolvimento proativo das pessoas neste cenário e deixem de descartar de forma incorreta no transito, em grandes eventos ou qualquer outra situação.

Acabar com lixões próximos de fontes d’água:

Muitos desses locais estão intencionalmente localizados perto da água para que a chuva leve os resíduos e melhore a capacidade do lixão de receber ainda mais material.
Medidas coordenadas para fechar os lixões terá um efeito imediato na redução do vazamento de resíduos plásticos nos oceanos, trazendo importantes impactos também para a saúde da população.

Valorização financeira do plástico:

A valorização do plástico criará oportunidades para a criação e mercados maiores para plásticos de baixo valor, como filmes plásticos, sacos plásticos e plástico rígido que não possuem maior incentivo financeiro para reciclagem.

Como a gestão de resíduos influencia neste cenário?

A principal fonte de lixo marinho é resultado do descarte incorreto e não controlado de resíduos urbanos, tanto de ações humanas quanto de grandes empresas. Porém, existem ações na gestão sustentável de resíduos sólidos que reduzirão significativamente a quantidade de plástico lançada no mar.

Acesse o site do Grupo Recicla e descubra como as empresas podem adotar ações conscientes para transformar mundo e preservar os recursos naturais.

Deixe um Comentário