3 Fatos alarmantes sobre as mudanças climáticas que todo brasileiro precisa saber!

Hoje (16/03), celebramos o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, uma data para chamar a atenção de toda a população para o impacto ambiental da poluição gerada pelo homem, principalmente sobre o aumento indiscriminado da emissão de gases de efeito estufa (GEEs), como o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera.

O aquecimento global é responsável pelo aumento da temperatura média da terra causado pelo acúmulo destes gases na atmosfera. Muitos ignoram, mas já é possível perceber os efeitos das mudanças climáticas em diversas regiões ao redor do planeta.

No Brasil, diariamente assistimos às notícias de fortes chuvas nas regiões sul e sudeste, causando enchentes e alagamentos. Em contraste, temos regiões de calor extremo onde há épocas de pouca água ou até mesmo seca para a população do norte e nordeste.

É por isso que neste dia tão importante, nós do Grupo Recicla reunimos um apanhado com 3 Fatos alarmantes sobre as mudanças climáticas que todo brasileiro precisa saber. Afinal, a informação é o primeiro passo para a mudança. Confira abaixo a lista:

1. Qual foi o ano mais quente da história?

O ano de 2014 foi registrado como o mais quente desde 1880, quando começaram as medições pela NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica). Os locais mais afetados incluem o oeste dos EUA, leste da Rússia, alguns pontos no interior da América do Sul e grande parte da Europa chegando ao norte da África. Ainda segundo a NOAA, em 2018 a temperatura média aumentou 0,83°C, deixando o ano na segunda colocação do ranking.

2. Comida já está mais cara devido às mudanças climáticas:

Um efeito imediato do aquecimento global é o aumento dos alimentos devido as atividades agropecuárias que recorrem ao desmatamento, por exemplo. Até 2030, é previsto um aumento de 60% no preço de diversos alimentos básicos.

3. Maior incidência de ataques alérgicos

Além da questão da poluição urbana influenciar diretamente na saúde de pessoas alérgicas e com asma, o aquecimento do planeta favorece também para que plantas floresçam mais cedo do que o normal e permaneçam no ambiente por mais tempo. A maior produção de pólen vem causando uma maior incidência de crises alérgicas na população.

Além destes fatos, os efeitos que deveriam afetar um futuro distante já estão sendo percebidos através de ondas de calor, chuvas intensas e mudanças graves em nossos ecossistemas.

Aproveite o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas para se informar. Uma busca rápida na internet pode mudar sua maneira de pensar e quem sabe se tornar um gatilho para mudanças positivas.

Deixe um Comentário