Afinal, os canudos de metal são a salvação?

Atualmente, 86% do lixo nos oceanos são resíduos de plástico. Deste valor, apenas 3% é reciclado. Segundo a Bloomberg Opinion, os canudos plásticos representam apenas 0,03% destes resíduos, em uma escala global. Esse número é muito pequeno quando pensamos na quantidade desta substância no impacto ambiental. Desta forma, acabamos nos questionando: Os canudos de metal são a solução para o problema dos plásticos nos oceanos?

Na maioria das vezes, o material é substituído por copos descartáveis, que são ainda piores para o meio ambiente. O canudo de metal que pode ser comprado e reutilizável, utiliza uma quantidade de plástico para ser embalado e transportado. Ou seja, o canudo de plástico não é o grande vilão! Ele faz parte do problema, mas não é o principal!

É preciso ter consciência ecológica para muito além do uso de canudos plásticos! Nos últimos 65 anos, o mundo produziu 8,3 bi de toneladas e reciclou apenas 9% dessa quantidade. Sacolas plásticas, copos, embalagens … são diversos os vilões quando se trata da poluição causada por resíduos plásticos nos oceanos.

Então, devemos continuar utilizando o canudo de plástico? Não! Mas é preciso entender que o problema é muito maior que esse. Sendo esta causa, apenas a “ponta do iceberg” do problema do plástico destinado incorretamente para o meio ambiente.

Deixe um Comentário