Menos de 2% do plástico produzido no Brasil é reciclado

No Brasil, são produzidos, por ano, cerca de 11,3 milhões de toneladas de resíduos plásticos, fazendo com que o país ocupe a 4ª posição no ranking mundial de produtores de plástico no mundo. Infelizmente, na maioria das vezes o lixo plástico é destinado para locais inadequados, chegando a poluir os mares e o ar, através da incineração.

Um estudo realizado pela WWF mostrou que, de acordo com a quantidade do material que é produzido no país, a quantia que é destinada para reciclagem após o uso é de 1,28%. A pesquisa, que abordou mais de 200 países, mostrou que o brasileiro produz, em média, 1kg de lixo plástico por semana.

Grande parte da quantidade de plástico produzido no país é destinado para o descarte total. Desta quantidade, um estudo do Banco Mundial apresentou que mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas em lixões de forma inadequada e cerca de 7,7 milhões são destinados a aterros sanitários.

No ranking, Brasil fica apenas atrás de Estados Unidos, China e Índia. Além disso, nas colocações abaixo estão países como: Indonésia, Rússia, Alemanha, Reino Unido, Japão e Canadá. A tabela levou em consideração a quantidade de produção em relação a como é destinada após o uso.

Deixe um Comentário